A Química no ensino fundamental e os conhecimentos dos professores das escola municipais da cidade de Várzea Grande-MT

UNTAR, Saad
A Química no ensino fundamental e os conhecimentos dos professores das escola municipais da cidade de Várzea Grande-MT
Cuiabá/MT, Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, 2008. 145p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Irene Cristina de Mello).

Resumo Este trabalho tem por finalidade pesquisar os conhecimentos do conteúdo pedagógico e curricular dos professores que lecionam Ciências Naturais na oitava série das escolas públicas municipais de Várzea Grande-MT. Ele parte da problematização que circunda a profissão docente, num panorama em que as dificuldades da profissão ‘podem’ estar também relacionadas aos conhecimentos docentes dos professores de Ciências das Escolas Municipais de Várzea Grande. Nesse sentido, a questão fundamental norteadora da pesquisa é investigar: Que conhecimentos possuem os professores que lecionam Ciências Naturais na oitava série nas escolas municipais de Várzea Grande, em Mato Grosso? A pesquisa é referenciada a partir dos pressupostos teóricos propostos por Lee Shulman. Optamos em trabalhar com os conceitos de Shulman por compactuarmos com este autor no que tange aos conhecimentos necessários aos professores, a saber: conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento curricular. Para analisar a problemática mencionada acima, optamos em escolher como cenário da pesquisa, dentre as setenta e duas escolas existentes no município de Várzea Grande, as dez escolas que, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, são as mais críticas em relação ao baixo rendimento dos alunos na disciplina enfocada. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores que lecionam Ciências Naturais na oitava série, independentemente de suas formações. Este trabalho inscreve-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, que privilegia a análise dos discursos dos entrevistados. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram dois questionários distintos e uma entrevista semi-estruturada. Primeiramente, foram aplicados os questionários: um com o objetivo de caracterizar e contextualizar as escolas e outro com o objetivo de traçar um perfil dos professores sujeitos da pesquisa. O passo seguinte consituiu-se na aplicação das entrevistas semi-estruturadas, que foram organizadas e categorizadas à luz dos pressupostos teóricos propostos por Shulman. Dentre outros, os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos professores de Ciências Naturais das escolas pesquisadas enfatiza o currículo das instituições de ensino que lecionam, prioriza o conteúdo, utiliza com muita fidelidade o livro didático, por este fornecer-lhes segurança, por conseguinte, indicando que não possuem domínio do conteúdo lecionado, sendo que, ainda, classificam o seu conhecimento dos conteúdos químicos, no máximo, como regular. Vale considerar que dos dez professores entrevistados somente um professor possui Licenciatura Plena em Química; os demais, em sua maioria, são formados em Ciências Biológicas pela rede particular de ensino superior de Mato Grosso. Essa realidade mato-grossense pode ser entendida, em certa medida, pela alta demanda dos professores de Química pelo ensino médio no Estado, bem como pela prioridade dada nas escolas aos professores de Biologia, os quais complementam suas aulas com as disciplinas de Ciências Naturais, que englobam a Química na oitava série.