A Química na Eja: Ciência e Ideologia

SILVA, Alceu Junior Paz da
A Química na Eja: Ciência e Ideologia
Santa Maria/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2004. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Valeska Maria Fortes de Oliveira).

Resumo O cenário contemporâneo de desemprego massivo e de intensificação da precarização do trabalho tem levado para o interior dos cursos de Educação de Jovens e Adultos o imaginário de que a escolarização média é fundamental para a qualificação profissional e a conquista de (melhores) empregos. O objetivo deste trabalho é problematizar o currículo da disciplina de Química frente ao interesse destes jovens e adultos em se qualificarem para o mundo do trabalho. Para isso utilizamos a teoria do currículo de Michael Apple e as contribuições da Teoria Social Marxiana de Gramsci como instrumentos teórico-metodológicos a fim de investigarmos os aspectos hegemônicos nos quais o currículo está imerso. Tomando o currículo como espaço de disputa pela hegemonia social, concluímos que é promissor explorar a abordagem histórica do conhecimento químico como elemento mediador de práticas educativas contra-hegemônicas. Palavras-chave: Currículo de Química; Educação de Jovens e Adultos; Ideologia.