A química da estética capilar como temática no ensino de química e na capitação dos profissionais da beleza

KÖHLER, Rita de Cassia Oliveira
A química da estética capilar como temática no ensino de química e na capitação dos profissionais da beleza
Santa Maria/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2010. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mara Elisa Fortes Braibante).

Resumo Este trabalho apresenta A Química da Estética Capilar como temática para desenvolver um estudo conectando três sujeitos: licenciandos de Química do sub-projeto PIBID-Química da UFSM, alunos do Ensino Médio de quatro escolas públicas de Santa Maria/RS e profissionais da beleza (cabeleireiros). Através da temática A Química da Estética Capilar foram explorados vários conteúdos de Química, um deles está relacionado com as substâncias químicas presentes em alisantes. Durante o desenvolvimento deste projeto, foi desenvolvida e aplicada uma oficina intitulada A Química da estética capilar: do crespo ao liso a moda da escova progressiva. A oficina foi estruturada com base nos três momentos pedagógicos de acordo com Delizoicov: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Neste trabalho foram desenvolvidos dois estudos: o acompanhamento dos licenciandos de química no processo da sua formação inicial e também as concepções dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Santa Maria/RS na relação com a abordagem da Química estética capilar no seu cotidiano com conteúdos de Química do currículo do Ensino médio. O segundo estudo foi realizado com os profissionais da beleza (cabeleireiros), neste estudo fez-se um diagnóstico das concepções relacionadas com o conhecimento dos conceitos químicos desses profissionais para o desenvolvimento dos procedimentos químicos nos salões de beleza. Neste sentido, a Química da Estética capilar explorada neste trabalho, contribuiu para uma aprendizagem significativa da Química tanto no contexto escolar pela relação estabelecida pelos alunos dos conteúdos ministrados em sala de aula com a Química envolvida no mundo que os cerca, quanto pelo seminário ministrado aos profissionais da beleza cumprindo seu caráter social. O trabalho realizado com os profissionais da beleza resultou em uma melhor compreensão da metodologia Química utilizada nos procedimentos empregados nos salões de beleza.