FRISON, Marli Dallagnol
A Produção De Saberes Docentes Articulada à Formação Inicial De Professores De Química: Implicações Teórico-práticas Na Escola De Nível Médio
Rio Grande do Sul/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2012. Tese de Doutorado. (Orientador: Jose Claudio Del Pino).
|
Resumo |
Este estudo aborda um processo de pesquisa-ação ocorrido no contexto de um curso de Licenciatura, no qual se constituiu grupos de trabalho envolvendo professores em formação inicial e professores em exercício, da escola e da universidade, que assumiram a própria prática docente como referência para a análise e reflexão de seu processo formativo. Teve como objetivos investigar e analisar os saberes docentes a as aprendizagens sobre conhecimentos profissionais de professor construídos durante a elaboração e o desenvolvimento de propostas de ensino, denominadas de Situações de Estudo (SEs) e compreender que mudanças ocorrem nas ações de professores que durante o desenvolvimento de suas propostas de trabalho envolvem-se em processos reflexivos que lhes permitem refletir na e sobre a própria prática. O trabalho envolveu professores de Química em formação inicial, professores desta disciplina que atuam em escolas de Educação Básica, estudantes de Ensino Médio e professoras formadoras, uma delas a autora deste estudo. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi orientada pelos pressupostos da pesquisa-ação. Esse processo aconteceu em oito momentos permeados por um movimento de planejamento/vivência/pesquisa/ ação/reflexão e concretizado nos ciclos autorreflexivos propostos por Carr e Kemmis (1988). Os dados descritivos foram produzidos a partir das gravações em áudio dos encontros e das entrevistas e das gravações em áudio e vídeo das aulas de estagiárias e foram analisados com base nos argumentos de Moraes e Galiazzi (2007) sobre a análise textual discursiva. A tese defendida é a de que a socialização, a análise e a reflexão sobre práticas pedagógicas orientadas por propostas de ensino denominadas de Situações de Estudo, produzidas por professores de Química em formação inicial durante o curso e desenvolvidas por eles no espaço/tempo do Estágio de Docência quando acompanhadas pela pesquisa, aumentam seu potencial formativo, oferecem maiores chances para a (re)significação e produção de conhecimentos profissionais de professor, favorecem a constituição de um professor reflexivo, mais autônomo e capaz de tomar decisões conscientes e contribuem para qualificar a formação, atuação e desenvolvimento próprio e dos estudantes. Os argumentos que dão validez a essa tese foram elaborados com o apoio de teóricos como Carr e Kemmis (1988); Tardif (2006); Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Gauthier (1998); Nóvoa (1992, 1995); Pérez-Gómez (1998); Zeichner (1992); Stenhouse (1991); Maldaner (2006) e Pimenta (1999), os quais defendem a importância dos saberes docentes para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores.
|