A prática pedagógica do professor de química: aproximações e distanciamentos entre o discurso e a ação docente

TREVISAN, Tatiana Santini
A prática pedagógica do professor de química: aproximações e distanciamentos entre o discurso e a ação docente
Curitiba/PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC PR, 2005. 124p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Neuza Bertoni Pinto).

Resumo A presente pesquisa tem como objeto de estudo a(s) prática(s) pedagógica(s) adotada(s) pelos professores de Química de Ensino Médio, com o objetivo de explicitar as aproximações e distanciamentos entre o discurso e a ação docente. A pesquisa buscou respostas para os seguintes questionamentos: a) Estariam os professores de Química do Ensino Médio desenvolvendo uma prática, na perspectiva de articulação do conteúdo do conhecimento prévio do aluno com o conteúdo do conhecimento de Química? b) Em caso afirmativo, de que maneira é feita essa articulação. Para tanto, a orientação da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso comparativo em duas escolas de Curitiba, sendo uma da rede estadual de ensino e outra da rede particular. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Química do Ensino Médio, sendo dois de cada escola. O estudo incluiu observação direta dos professores em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas. A base teórica desse estudo encontra-se em Chassot, Maldaner e Mizukami. As análises indicam que há uma preocupação por parte dos professores em articular o que o aluno traz vivido no cotidiano com os conteúdos da área de química. Contudo, há um descompasso entre o que eles falam e o que eles fazem na prática pedagógica. A fala dos professores contempla um discurso mais avançado, denotando conhecimentos de abordagens mais progressistas, mas na prática desenvolvem um ensino com características tradicionais, centrado no eixo de transmissão-assimilação dos conteúdos.