A prática de ensino de química em uma instituição pública de ensino médio: inovação x tradição

SOARES, Cristina Cheib
A prática de ensino de química em uma instituição pública de ensino médio: inovação x tradição
Belo Horizonte/MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MG, 2007. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Inez Salgado de Souza).

Resumo Esta dissertação realizou um estudo de caso em uma escola pública considerada referência para o ensino médio de Belo Horizonte. Seu objetivo foi analisar a influência que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) vêm trazendo (ou não) aos Professores de Química no planejamento de sua prática pedagógica. Para a coleta de dados deste estudo de caso foram realizados: uma observação em sala de aula com duração de um semestre letivo, questionário estruturado dirigido aos alunos e entrevistas semi-estruturadas para o professor e para os alunos. A pesquisa investigou como a escola tem adequado o seu currículo em função das orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e das necessidades dos seus alunos. Os resultados mostram a dificuldade em aplicar todas as sugestões trazidas pelos PCN. Mas, pode-se perceber que há uma preocupação para com os alunos e com o seu processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o professor passa a buscar sua atualização profissional e a refletir sobre a sua ação pedagógica.