REJANE, Maria Ghisolfi da Silva
A possível contribuição da aprendizagem escolar sobre conceitos de Química no desenvolvimento intelectual das crianças nas Séries Iniciais
/RS, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, 1997. 141p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otávio Aloísio Maldaner).
|
Resumo |
Este estudo tem como tema central de interesse as contribuições dos conhecimentos químicos, no ensino de Ciências, para o desenvolvimento intelectual das crianças de séries iniciais, apóia-se nos pressupostos teóricos vygotskyanos, bem como no de seus seguidores, e baseia-se em estudo de campo, realizado com uma turma de 3ª série do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Foram analisadas as manifestações orais e escritas das crianças e da professora, na dinâmica interativa de interlocuções em sala de aula, focalizando situações em que as crianças estavam se apossando da linguagem própria da Química, procurando revelar como o uso dessa linguagem organiza o pensamento da criança. Este estudo pretende contribuir para as reflexões das práticas pedagógicas em Ciências e com vistas à melhoria do ensino de Ciências nas séries iniciais.
|