MILARÉ, Tathiane
A PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: ESTUDO DAS DISSERTAÇÕES E TESES (2006-2009) SOB A PERSPECTIVA FLECKIANA
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2013. 185p. Tese de Doutorado. (Orientador: Daisy de Brito Rezende).
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Resumo |
Este trabalho tem como principal objetivo identificar e caracterizar as pesquisas em Ensino de Química desenvolvidas na Universidade de São Paulo (USP), no período de 2006 a 2009, em três cenários distintos. O primeiro cenário consiste no Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação. O segundo cenário é constituído pelos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências, que corresponde à recente área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O terceiro cenário abrange os Programas de Pós-graduação em Química dos Institutos de Química, que desenvolvem pesquisas sobre o ensino. Foram analisadas cinqüenta e cinco Dissertações e Teses sobre Ensino de Química, considerando os problemas de pesquisa tratados, o conhecimento químico envolvido, o foco temático, os referenciais teórico e metodológico utilizados, os procedimentos adotados, a sistematização dos resultados e o curso de pós-graduação de origem do trabalho. A análise e discussão dos dados obtidos foram realizadas com base na teoria sobre a construção do conhecimento científico apresentada por Fleck (2010). Entre os principais resultados, verificou-se que as diferentes áreas da pós-graduação formam dois principais coletivos de pensamento sobre o Ensino de Química. Há uma diversidade de problemas, focos temáticos e referenciais abordados nas Dissertações e Teses analisadas. O estilo de pensamento comum em todas as áreas da pós-graduação refere-se aos instrumentos e procedimentos de coleta, assim como ao tratamento dos dados e à forma de apresentação de resultados.
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