SICCA, Natalina Aparecida Laguna
A memória da formação de professores de Química: buscando meu enredo
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1996. 312p. Tese de Doutorado. (Orientador: Décio Pacheco).
|
Resumo |
Trata da memória dos programas oficiais de capacitação de professores de Química, da rede oficial de ensino de 1o e 2o grau do Estado de São Paulo no período compreendido entre 1972 e 1987. A análise é apoiada na dimensão pessoal da autora e nas ações governamentais voltadas para a formação de professores. Inicialmente, apresenta a memória da formação da autora, a partir do trabalho em uma escola pública de 2o grau, entre os anos de 1972 e 1979. Situa o estabelecimento de ensino no contexto da época e detecta as influências da Secretaria de Educação sobre a organização da escola, sobre o currículo e sobre o trabalho do professor. Em seguida, focaliza o programa de Capacitação de Professores de Química, coordenado pela CENP e DRHU, nos anos de 1979 e 1980. Detecta a formação da autora no ambiente da monitoria e estabelece uma análise do referido programa de capacitação tendo em vista a racionalidade em que foi concebido e as estratégias utilizadas no mesmo. Prossegue focalizando o projeto “Implementação de uma ação pedagógica na área de Ciências do ensino de 2o grau”, que ocorre na Divisão Regional de Ensino de Ribeirão Preto, inserido nos programas de capacitação gestados pela SE, no período 1981-1983. Na última parte, reflete sobre sua participação no processo de elaboração da Proposta Curricular para o Ensino de Química - 2o grau, de 1983 a 1987, do qual participaram professores da rede oficial de 1o e 2o graus, professores da Universidade e de Instituições voltadas para o ensino de Ciências e membros da equipe técnica da CENP. Compara, por fim, os diversos programas nos diferentes contextos políticos, percebendo as continuidades e descontinuidades do movimento estabelecido.
|