PELEGRINI, Ronaldo Teixeira
A mediação semiótica no desenvolvimento do conhecimento químico
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1995. 117p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Silvio Sanches Gamboa).
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Resumo |
Os homens, por meio da linguagem, criam relação com o ausente e com o tempo, educando-se e transformando-se em seres culturais. Estas interações que ocorrem no âmbito das relações sociais e com o mundo são relações estritamente humanas que são possibilitadas pelos signos. São portanto mediações semióticas. Graças a essa mediação semiótica é possível a comunicação, como também o conhecimento e o desenvolvimento da consciência. As fórmulas e as equações químicas são mediadoras do conhecimento químico, e o sucesso do ensino-aprendizado da Química depende da maneira como o professor trabalha essa simbologia. A pesquisa verifica como a maneira de ensinar as fórmulas químicas isoladas do universo e por meio de uma tradução mecânica de um signo para outro limita a mediação semiótica e, por conseguinte, afeta a qualidade do ensino e da aprendizagem da Química.
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