BIZELLI, Maria Helena Sebastiana Sahão
A Matemática na Formação do Químico Contemporâneo
Rio Claro/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Educação Matemática, 2003. 208p. Tese de Doutorado. (Orientador: Marcelo de Carvalho Borba).
|
Resumo |
Nesta pesquisa investiguei aspectos relativos a Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do país e de alguns profissionais químicos. Decidi por uma abordagem qualitativa para realizar a coleta de dados, através de entrevistas e questionários. Discuti questões relacionadas a "Por que Ensinar Matemática?", "O que Ensinar de Matemática?", "Como Ensinar Matemática?" e "Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos?". Como um dos objetivos deste estudo é adquirir subsídios para uma possível reestruturação curricular das disciplinas da Matemática nos cursos de Química em nível superior, procurei também discutir um pouco o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química no Brasil, atentando para o fato de que não se tem levado em consideração pesquisas, como a proposta nesse estudo, na alteração da estrutura e organização dos currículos dos cursos de graduação. Além destas questões, procurei analisar a influência da informática em todo esse processo. No final, apresentei algumas sugestões no sentido de, pelo menos, minimizar os problemas relacionados com o ensino de Matemática para não matemáticos, em particular para a formação do profissional químico contemporâneo.
|