A Matemática e a Química em parceria: uma proposta de interação entre a Matemática, a Físico-Química e a Química Geral

WALVY, Ophelio W. de Castro
A Matemática e a Química em parceria: uma proposta de interação entre a Matemática, a Físico-Química e a Química Geral
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Santa Úrsula, USU, 1998. 149p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Estela Kaufman Fainguelernt).

Resumo com o propósito de desenvolver e otimizar o conhecimento matemático visando a melhoria profissional dos alunos da Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro, esta pesquisa procurou atender a questões onde, principalmente, se buscava alternativas de trabalho interativo do professor de Matemática com os professores de Química e os alunos desta escola. Outra questão relaciona-se à descoberta dos conteúdos matemáticos necessários a fim de que os alunos desenvolvam seus estudos em Química em particular com a Físico-Química, mas que resultou no desenvolvimento de um trabalho, onde foi necessário o envolvimento da Química Geral, como veículo, para responder, às perguntas levantadas nesta pesquisa. Através das interações entre os professores das áreas de Matemática e Química entre estes professores e os seus alunos e entre os alunos que participaram desta investigação, procurou-se estabelecer um ambiente escolar criativo, exploratório e de aplicação da Matemática às disciplinas acima indicadas. Dessa forma os objetivos deste estudo que procuravam atender às questões nele levantadas puderam se concretizar. Foram indicadas, dificuldades apresentadas pelos alunos em Matemática, as idéias matemáticas utilizadas na Química, maneiras eficazes de trabalhar e resgatar conteúdos matemáticos que serviam de ferramenta para se construir os conceitos em Química. Esta pesquisa se desenvolveu em dois momentos o primeiro foi destacado pelas entrevistas semi-estruturadas e informais realizadas com os professores de Físico-Química a fim de identificar os conteúdos matemáticos, que são pré-requisitos para formação de conceitos em Físico-Química. O pesquisador observou aulas de Físico-Química ministradas pelos professores que participaram desta pesquisa e selecionou algumas avaliações elaboradas por estes mesmos profissionais e aplicadas aos alunos desta escola. O segundo momento destacou-se a partir da análise realizada de todo o trabalho desenvolvido no momento anterior de onde foram retirados alguns indicadores para o mapeamento dos conteúdos matemáticos necessários a Físico-Química. Uma das ferramentas utilizadas, para auxiliar os alunos na transferência de conhecimentos da matemática para a físico-química foram os testes-diagnóstico. Foram utilizadas diferentes abordagens nas aulas de Matemática para construção das principais idéias desta disciplina, a fim de facilitar a aplicação de tais idéias à Físico-Química. Concluiu-se: A construção e reconstrução de conceitos devem ser trabalhadas cuidadosamente; é importante de se estabelecer relações significativas entre as diferentes linguagens utilizadas neste estudo; é necessário que os professores das disciplinas e os alunos envolvidos nesta pesquisa reflitam juntos. A potencialidade da Matemática deve ser utilizada em outra área de conhecimento.