A INVESTIGAÇÃO COOPERATIVA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: AMPLIANDO OLHARES NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO (ITAÚ/RN)

OLIVEIRA, ANTONIO LEONILDE DE
A INVESTIGAÇÃO COOPERATIVA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: AMPLIANDO OLHARES NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO (ITAÚ/RN)
Pau dos Ferros/RN, Universidade do Estado do Rio Gramde do Norte, UERN, 2017. 193p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA).

Resumo As práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de Química são determinantes para construção de um conhecimento concreto dos conteúdos dessa disciplina pelos estudantes. Desta forma, a investigação cooperativa surge como uma nova prática da qual os professores podem se apropriar e que pode contribuir para o ensino dessa disciplina. O trabalho com investigação cooperativa tem a finalidade de levar os estudantes a solucionar problemas, resolver enigmas ou situações – problemas do conteúdo em equipe - tornando-se, assim, uma metodologia que surge como uma alternativa para professores do ensino de química. A partir disto, este trabalho teve como objetivo avaliar a investigação cooperativa como método educativo no Ensino de Química na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro, situada no município de Itaú/RN. Trata-se de uma reflexão do uso dessa metodologia como forma de adequar às práticas educativas dos professores aos conteúdos explícitos nos livros didáticos dessa disciplina. Para fundamentar essa pesquisa, foram utilizados ideias e argumentos de autores que estudam o Ensino de Química como Souza, Filgueiras e Macedo & Lopes, ensino por investigação o Munford & Lima, Campos & Nigro, Brito, Carvalho, e ensino por cooperação o Firmiano, Johnson & Johnson, Andrade, bem como, documentos oficiais de referência para o Ensino de Química como: PCNEM, DCNEM, OCNEM, LDB, proposta da BNCC e o caderno do PACTO. No intuito de alcançar os objetivos previstos, foi aplicada uma metodologia com base em uma temática presente no contexto social dos alunos. Essa temática foi “A conservação dos alimentos vendidos na feira livre de Itaú” e, a partir desse orientador prévio, desenvolveu-se uma seqüencia didática, denominada “momentos pedagógicos”, os quais oportunizaram a inserção da investigação cooperativa como método de ensino. A pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação ancorada na investigação cooperativa. E, como instrumentos, foram usados questionários, formulários, relatórios, atividades avaliativas, bem como de gravação em áudio durante as discussões e apresentações dos alunos nas aulas. E, como procedimento de interpretação desses dados, fez-se uso da análise de conteúdo e a aferição dos níveis de habilidades e competências que estudantes se encontravam. À guisa de resultados, constatou que o método da investigação cooperativa demonstrou atitudes positivas dos estudantes, principalmente no ponto de vista de uma melhor receptibilidade dos alunos em face à disciplina de química, visto que estes assumiram o papel protagonista diante do seu próprio conhecimento e tiveram, também, a oportunidade de juntos cultivarem valores, como o de cooperação e solidariedade pelas tarefas empreendidas. Percebeu-se, também, com essa metodologia, que houve um aumento dos alunos nos níveis mais elevados de habilidades e competências. Observou-se uma melhor adequação na escrita e na leitura, no procedimento de busca e coleta de informações, como também na construção de conceitos fundamentais do conteúdo de cinética química, demonstrando a validade dessa proposta para o ensino dessa disciplina. Isso pode ser visto quando uma parte significativa dos alunos conseguem mudar de atitudes nos grupos e elevar os níveis de habilidades e competências analisadas. Por fim, torna-se claro e compreensível que essa metodologia pode trazer contribuições positivas no processo de aprendizagem na disciplina de química.
Nível EM
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