SILVA, Orisvaldo Santana da
A interdisciplinaridade na visão de professores de Química do Ensino Médio: concepções e práticas
Maringá/PR, Universidade Estadual de Maringá, UEM, 2008. 136p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Aparecida Rodrigues).
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Resumo |
O tema interdisciplinaridade vem sendo amplamente debatido nos meios acadêmicos, especialmente no âmbito educacional. Vários educadores ressaltam a importância da interdisciplinaridade no ensino de ciências e enfatizam a necessidade de os professores saberem buscar relações com as diversas áreas do conhecimento, no sentido de propiciar aos alunos uma compreensão mais integrada do mundo e da realidade. Nesse sentido, a interdisciplinaridade se constitui como uma ferramenta indispensável na construção de saberes para atender às mudanças paradigmáticas e ao exercício da cidadania. Esta pesquisa tem por objetivo investigar como um grupo de professores de Química compreende a questão da interdisciplinaridade e se adotam ações interdisciplinares em suas práticas pedagógicas. Para a investigação, elegemos a água como tema gerador e elaboramos um roteiro contendo nove perguntas, o qual foi respondido por onze professores de Química do Ensino Médio, vinculados a sete escolas estaduais, por meio de entrevistas semi-estruturadas. O roteiro de questões contemplou formas de abordagens, recursos didáticos e atividades desenvolvidas, de forma a instigar os professores a falar de suas práticas, deixando transparecer como eles compreendem a questão da interdisciplinaridade e se realizam práticas interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem. As entrevistas foram transcritas e as respostas dos entrevistados foram categorizadas, de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo. Da análise dos resultados, emergiram as seguintes categorias: A prática pedagógica do professor de Química, Obstáculos para o exercício da interdisciplinaridade, Características interdisciplinares na prática docente e Visão dos professores sobre interdisciplinaridade. Apesar de alguns professores ainda não terem se distanciado do ensino tradicional, mostrando dependência em relação ao livro didático, outros já demonstraram ter superado o problema da fragmentação e reprodução do conhecimento com uma abordagem das implicações sociais dos conhecimentos químicos. Pode-se perceber que os professores entrevistados apresentam algumas características interdisciplinares na sua prática pedagógica, entre as quais a abordagem de outros aspectos além do químico, a abordagem contextualizada, a interação com professores de outras disciplinas e a percepção da importância de um tema gerador. Quanto à introdução de práticas interdisciplinares, os participantes da pesquisa apontaram os seguintes obstáculos: a dificuldade na abordagem de alguns temas específicos, falta de interação dos professores durante o planejamento pedagógico, problemas de recursos e disponibilidade de tempo. Com relação à compreensão desses professores sobre a interdisciplinaridade, alguns percebem o caráter interdisciplinar da Química, pois, no desenvolvimento de vários temas, conseguem estabelecer relações com outros aspectos, que podem ser históricos, sociais, políticos e econômicos. Outros compreendem a interdisciplinaridade como o desenvolvimento de conhecimentos de uma área específica, relacionando-os com outras disciplinas, tais como: Biologia, Física, Geografia e História.
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