MAIA, MAIKON MOISES DE OLIVEIRA
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Pau dos Ferros/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, 2017. 260p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA).
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Resumo |
A Educação Física enquanto componente curricular obrigatório da educação brasileira vem apresentando, ao longo de sua história, alguns contratempos com relação à condução do seu ensino. A interdisciplinaridade pode ser considerada uma alternativa viável para trabalhar seus conteúdos. Para isso, considera-se a interação com a disciplina de Química como um importante fator para a apreensão de conhecimentos. Para a configuração deste estudo, considerou-se como objetivo geral analisar uma proposta de intervenção pedagógica de ensino interdisciplinar para ensino médio técnico integrado envolvendo as disciplinas de Educação Física e Química. Como forma de demarcar o campo investigativo, elaborou-se a seguinte problemática: ações desenvolvidas com viés interdisciplinar podem ser consideradas uma possibilidade pedagógica relevante para se trabalhar os conteúdos de Educação Física relacionado com os conhecimentos de Química? No que diz respeito ao percurso metodológico, a pesquisa caracterizou-se como pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa. Realizou-se uma intervenção de um bimestre (10 encontros), a qual desenvolveram-se ações em que a Educação Física e Química interagiram sistematicamente através de conteúdos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se três questionários construídos para o estudo (para os alunos, para os professores e para pessoas externas) com questões abertas. Após a realização da intervenção pedagógica e análise de seus resultados, permite-se considerar que foi possível realizar a integração entre as disciplinas por meio dos conteúdos aspectos biológicos, culturais e sociais do corpo. Constata-se que foi de suma importância certificar-se dos conhecimentos prévios dos discentes, para a integração, pois pôde-se trabalhar conteúdos poucos explorados por eles, como por exemplo: discussões a respeito do corpo sensível e biológico; relação da alimentação/suplementação alimentar aliado ao exercício físico; uso indiscriminado de esteroides anabolizantes e seus malefícios, entre outros. Contudo, após a concretização da integração, foi possível elaborar e aplicar experiências de aprendizagens que extrapolaram o modo convencional (ensino individualizado de uma determinada área, sem considerar a interação existente entre elas) de proceder o ensino, as quais os conteúdos de Educação Física e de Química puderam interagir, por meio de trabalhos, atividades práticas e palestras. Destaca-se ainda, que alguns desafios foram encontrados para o desenvolvimento da proposta, como por exemplo: estudar outra área que não está habituado, tempo disponível e proposta de ensino já predefinidas em livros ou propostas de ensino, as foram superadas devido a mudança de postura/atitude dos docentes envolvidos. Assim sendo, percebe-se impactos positivos na apreensão de conhecimentos pelos alunos ao aplicar esta proposta de ensino. Os conteúdos trabalhados puderam ser ampliados, aprofundados e mais contextualizados devido ao diálogo entre as disciplinas. O trabalho em equipe, de caráter interdisciplinar, proporcionou aos discentes serem protagonista de sua própria história ao montar, expor e apresentar para a comunidade acadêmica o que foi desenvolvido entre as disciplinas durante o bimestre. Dessa forma, considera-se que é possível trabalhar de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Educação Física e Química, a partir dos conteúdos aspectos biológicos, culturais e sociais do corpo.
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