A integração das tecnologias de informação e comunicação (tics) no processo de ensino aprendizagem em química nas escolas públicas de Manaus

SANTIAGO, Eleonora Celli Arenare
A integração das tecnologias de informação e comunicação (tics) no processo de ensino aprendizagem em química nas escolas públicas de Manaus
Manaus/AM, Universidade do Estado do Amazonas, UEA, 2010. 105p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Frazão Teixeira).

Resumo Resumo: Com o notável avanço da eletrônica nos últimos anos e das inovações tecnológicas em tempo cada vez menor, o ato de ministrar aulas como se fazia no final do século XX está desatualizado e fadado ao insucesso. A educação não pode ficar a margem dessa revolução tecnológica e os professores necessitam urgentemente modificar suas metodologias e estratégias de ensino para que o conhecimento e aplicação dos recursos das tecnologias da informação e comunicação (TICs) sejam aliados para se alcançar um ensino de qualidade. O trabalho aborda as dificuldades que os professores apresentam na integração das TICs como ferramenta de motivação para o problema do desinteresse dos alunos nas aulas de Química. A observação foi feita com os professores de Química de treze escolas públicas da cidade de Manaus da Zona Centro Oeste, da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC. Os resultados obtidos através dos questionários aplicados foram tabelados e analisados através da escala de Likert, demonstrando que ainda é insuficiente essa integração. Como resultado da pesquisa foi gerado um produto na forma de um curso de especialização para os professores da rede estadual de ensino médio do Estado do Amazonas com o objetivo de melhorar a qualidade do Ensino de Química.