ZANDONAI, Dorai Periotto
A INSERÇÃO DA QUÍMICA VERDE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO DQ-UFSCAR: UM ESTUDO DE CASO
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vânia Gomes Zuin).
|
Resumo |
O presente estudo teve como objetivo principal o desenvolvimento, adaptação e análise da inserção de práticas de laboratório com ênfase à Química Verde em uma disciplina de caráter experimental do primeiro ano do curso de Licenciatura em Química do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar). Módulos para aulas experimentais foram propostos, baseados na abordagem de ensino CTS, e aplicados no de correr de um semestre junto uma turma de 30 licenciandos do curso de interesse (1o. Semestre de 2011). A proposta de ensino estudada iniciou-se com uma aula expositiva dialogada (apresentação e discussão de reportagens ou documentários com ênfase às problemáticas sociocientíficas controversas), seguida pela realização do experimento de caráter investigativo, que compreendia os conteúdos conceituais inicialmente contidos na ementa da disciplina, associados aos conteúdos procedimentais e atitudinais voltados às questões ambientais e da Química Verde. O corpus da pesquisa foi constituído pela produção textual discente (resposta aos questionários e relatórios) e transcrição de entrevistas. A análise de conteúdo foi a metodologia empregada para descrever e interpretar os dados da pesquisa. Também neste trabalho realizou-se uma análise do grau verde das experiências aplicadas, usando como instrumento uma métrica holística, a Estrela Verde (EV). Por meio da análise dos resultados obtidos pela pesquisa qualitativa pautada em um estudo de caso foi possível observar que as experiências executadas possibilitaram aos estudantes compreender os conteúdos abordados e considerar a Química Verde como um eixo a ser adotado no ensino da Química.
|