ALMEIDA, Franciele Almeida de
A Importância Das Aulas Práticas De Ciências Para Alunos Com Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade
Rio Grande/RS, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho).
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Resumo |
Crianças com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não são incapazes de aprender, mas têm dificuldade na escola devido à falta de organização e de atenção, acrescida de impulsividade. O espaço escolar, em especial os docentes, têm dificuldade em lidar com esses alunos. Atualmente se sabe que se trata de um transtorno do desenvolvimento do autocontrole que afeta a atenção, o controle de impulsos e o nível de atividade. Assim, considerando que a aula prática, ao utilizar uma didática multissensorial envolvendo o uso de dois ou mais sentidos, promove a necessidade de organização e atenção por parte do aluno, pois é necessário ouvir instruções, manipular objetos e informações e verificar resultados, desenvolveu-se o trabalho aqui apresentado, objetivando investigar como as aulas práticas de Ciências podem influenciar no aprendizado de alunos com TDAH. Com o propósito de alcançar esse objetivo, foi necessário desenvolver as seguintes ações paralelas: analisar o comportamento do aluno nas aulas teóricas; caracterizar o comportamento do aluno nas aulas teóricas; analisar o comportamento do aluno nas aulas práticas; caracterizar o comportamento do aluno nas aulas práticas; e identificar como as atividades influenciaram no comportamento do aluno, distinguindo suas possíveis diferenças. Dado o objetivo da pesquisa, o estudo investigativo foi desenvolvido em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade do Rio Grande, tendo como objeto de pesquisa um aluno de nove anos, diagnosticado com TDAH, inserido no 4º ano (antiga 3ª série), caracterizando um estudo de caso. A coleta de dados envolveu observações estruturadas através da utilização de uma planilha de análise construída a partir de elementos comportamentais a serem observados, havendo o planejamento e a organização prévia de uma lista de ações que se espera observar no local. Com a intenção de ampliar as possibilidades interpretativas, as aulas teóricas e práticas de Ciências foram filmadas. Ao total, foram observadas cinco aulas teóricas e sete aulas práticas, perfazendo dez horas de aula teórica e 12 horas de aula prática, somando 12 observações em sala de aula e totalizando 22 horas. A análise dos dados gerados permite concluir que as aulas práticas em ciências, ao promover um maior envolvimento do aluno observado nas tarefas propostas, podem contribuir positivamente para seu aprendizado. Já as aulas teóricas oportunizaram comportamentos hiperativos, desatentos e impulsivos, influenciando negativamente as situações de aprendizagem. Os achados oferecem suporte, não só à professora responsável pela turma na qual o aluno está inserido, mas também aos demais professores envolvidos na educação do aluno em questão, para que repensem suas metodologias. Ainda que os resultados não sejam passíveis de generalização, outra contribuição emerge da pesquisa à medida que oferece subsídios para que demais professores busquem, nas aulas práticas, uma alternativa para lidar com as especificidades de alunos portadores de TDAH, otimizando o processo de inclusão. Numa visão mais ampla, os achados podem colaborar para o desenvolvimento de pesquisas na área da educação em Ciências que tenham como ponto de interesse o TDAH.
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