A implementação de uma abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no ensino da química: um olhar sobre a prática pedagógica

FIRME, Ruth do Nascimento
A implementação de uma abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no ensino da química: um olhar sobre a prática pedagógica
/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Ensino das Ciências, 2007. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Edenia Maria Ribeiro do Amaral).

Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar como professores de Química implementaram uma abordagem CTS em suas salas de aula e aspectos da prática pedagógica desses professores que se constituíram como obstáculos para uma efetiva implementação. A proposta de ensino com orientação CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) visa promover a articulação dos conhecimentos científicos e tecnológicos com o contexto social possibilitando a compreensão e a avaliação das conseqüências sócio-ambientais desse desenvolvimento. Entretanto, a implementação de novas perspectivas de ensino, como por exemplo, a perspectiva de ensino CTS, tem estreita relação com concepções docentes que podem influenciar a prática pedagógica na sala de aula. Dessa forma também foram investigadas as concepções dos professores participantes sobre CTS. Participaram da pesquisa três professores de Química, embora no acompanhamento na sala de aula essa amostra foi reduzida a dois professores. A metodologia envolveu atividades como entrevistas individuais, encontros com os professores, e a observação desses professores em suas salas de aula. A análise dos resultados revelou que: as articulações CTS promovidas pelos professores em suas salas de aula foram compatíveis com suas concepções CTS; a falta de informações técnicas e científicas contribuiu para pouca expressão do aspecto tecnológico; a velocidade da inovação tecnológica implicou numa complexidade científica não abordada na sala de aula; o material didático não deu suporte às discussões na sala de aula implicando numa abordagem limitada quanto ao aspecto social; a diversidade nas intenções e nas formas de intervenção dos professores imprimiram uma dinâmica bem diferente das aulas observadas fora da perspectiva CTS; a abordagem comunicativa promovida pelos professores possibilitou ou limitou alguns objetivos propostos pela perspectiva de ensino.