A ilusão do simplismo na transmissão do saber químico: uma análise dos módulos de ensino de Química do C.E.S. Profa. Lia Campos de Natal - RN

FILHO, Francisco Dutra de Macedo
A ilusão do simplismo na transmissão do saber químico: uma análise dos módulos de ensino de Química do C.E.S. Profa. Lia Campos de Natal - RN
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 1991. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otavio Augusto de Araújo Tavares).

Resumo Analisa criticamente o principal instrumento de ensino - módulos do C.E.S. (Natal - RN) utilizado para a compreensão da auto-aprendizagem individualizada da disciplina de Química. Objetiva verificar se os módulos são capazes de gerar resultados satisfatórios de aprendizagem para a clientela. Recorre à técnica descritiva, incluindo a discussão e/ou crítica de aspectos determinados como critérios fundamentais de análise do material investigado, bem como a perspectiva psico-pedagógica-cognitivista da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, cujos pressupostos constituíram o parâmetro para a compreensão do processo de ensino. Evidencia o caráter mecânico da aprendizagem que pode ser efetuada através do material de ensino, além de sua incompatibilidade com a proposta metodológica dos CES. Aponta para a necessidade de se trabalhar uma nova perspectiva pedagógica, capaz não só de superar a utilização de um "modelo único", como também, de tornar a dimensão significativa da aprendizagem uma realidade concreta para a clientela.