A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA: O EPISÓDIO DA POTASSA COMO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM NÍVEL MÉDIO

CALLEGARIO, LAIS JUBINI
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA: O EPISÓDIO DA POTASSA COMO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM NÍVEL MÉDIO
Macaé/RJ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO, UENF, 2017. 228p. Tese de Doutorado. (Orientador: FERNANDO JOSE LUNA DE OLIVEIRA).

Resumo Nesta tese apresentamos uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo analisar as modificações das concepções prévias de alunos de nível médio sobre a natureza da ciência e a aprendizagem de conceitos químicos. Para tal, planejamos, aplicamos e avaliamos uma sequência didática a partir do episódio histórico da potassa. A potassa era utilizada desde a Antiguidade e se tornou fundamental para a economia da Europa no século XVIII, sendo mencionada em várias obras científicas da época, como a obra Alographia, do naturalista brasileiro frei José Marianno da Conceição Velloso. O planejamento da sequência esteve fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e em alguns referencias de história da ciência para o ensino de ciências. A aplicação consistiu de 3 etapas, baseadas no método desenvolvido por Linhares e Reis (2008), sendo a coleta de dados feita a partir das respostas dos alunos às questões propostas e das gravações em áudio das discussões realizadas em sala. A análise dos dados ocorreu segundo a Análise Textual Discursiva e teve como produto cinco metatextos obtidos a partir de categorias definidas a priori, sendo quatro deles sobre aspectos da natureza da ciência e um sobre a abordagem conceitual. Adicionalmente apresentamos a análise de 4 livros didáticos de Química do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015 e que nos forneceu um panorama sobre a forma com que o conceito de sais é abordado nesses manuais didáticos. Através das análises realizadas percebemos que a sequência didática se mostrou eficiente para a inserção e discussão de importantes aspectos da natureza da ciência e para a aprendizagem conceitual dos alunos. Esperamos que esta pesquisa possa estimular o desenvolvimento de outras metodologias de ensino e que sejam capazes de promover uma educação cientifica de qualidade.
Nível EM