A Formação do Professor de Química na Fafig - Guaxupé-Mg: Formação Inicial em um Contexto em Transformação

CORRÊA, Ana Paula Poscidônio Magalhães
A Formação do Professor de Química na Fafig - Guaxupé-Mg: Formação Inicial em um Contexto em Transformação
Campinas/SP, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-CAMP, Educação, 2003. 95p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dulce Maria Pompêo de Camargo).

Resumo O presente trabalho desenvolvido na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores", analisa a formação do professor de Química em um contexto de transformações estruturais na educação brasileira. Nosso foco principal de estudo foi analisar a formação inicial do aluno do curso de Licenciatura em Química da FAFIG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guaxupé, relacionada ao seu próprio perfil e à sua experiência profissional. Na intenção de contextualizar esse aluno do curso de Licenciatura, analisamos as configurações políticas e as legislações que permearam a trajetória da Instituição. Discutimos a implantação da nova LDB (9.495/96) e suas conseqüências no curso estudado. A coleta de dados através de questionário permitiu levantar o perfil dos pesquisados. A análise e interpretação dos depoimentos contribuíram para a seleção das quatro alunas que foram posteriormente entrevistadas. As entrevistas foram analisadas a partir de categorias centradas nas contribuições do curso à sua vida profissional e experiência na escola básica após início do curso no Estágio Supervisionado: relação teoria/prática. Tais categorias foram relacionadas ao perfil profissional dessas alunas e ao motivo que as levou a freqüentar o curso de formação de professor de Química. Acreditamos que nosso trabalho traz contribuições para a reflexão sobre fatores importante, tais como o papel do Estágio Supervisionado para a formação do professor de Química.