FIALHO, Neusa Nogueira
A Formação Do Professor De Química e a Atualização Das TIC'S: Novos Caminhos Para Uma Prática Inovadora
Curitiba/PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC - Paraná, 2010. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elizete Lucia Moreira Matos).
|
Resumo |
A formação do professor de Química e a utilização de recursos disponibilizados pelas tecnologias da informação e da comunicação marcam o rumo das investigações para o desenvolvimento dessa dissertação, que tem por objetivo analisar de que maneira os professores que ministram aulas na Licenciatura em Química estão utilizando os recursos tecnológicos como recurso didático e apoio à sua prática pedagógica. Destaca-se a necessidade de se repensar a prática pedagógica do professor de Química, à luz de uma visão paradigmática emergente e de uma combinação harmoniosa com as tecnologias da informação e da comunicação, buscando valorizar o potencial educativo desses recursos para o processo de ensino e aprendizagem. A organização da pesquisa e da fundamentação teórica deu-se a partir de estudos bibliográficos para aprofundamento temático levando em consideração as contribuições de autores que discutem a formação de professores, como Masetto (2003) e Veiga (2009); a prática pedagógica do professor de Química, tomando por base os estudos de Maldamer (2003) e Chassot (2004); autores que trazem abordagens voltadas para os paradigmas educacionais, com propostas inovadoras como Behrens (2005) e Sant’Ana e Behrens (2003) e autores que enfocam a utilização das TIC’s em cenários educacionais, conforme Kenski (2009), Mercado (2002; 2006; 2007), Moran (2008) e Sancho (2006). Como instrumento investigativo definiu-se pela pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com a utilização de um questionário semiestruturado que foi utilizado para a obtenção dos dados. Os resultados da pesquisa apontam várias dificuldades encontradas pelos professores que atuam no ensino superior, especificamente na Licenciatura em Química, para integrar as tecnologias em suas práticas pedagógicas, entre elas: a falta de computadores nas salas de aula, como acontece nas instituições públicas; tempo para aprender a utilizar os recursos tecnológicos disponíveis e tempo para preparar materiais utilizando recursos tecnológicos. Outro fator importante a ressaltar diz respeito à opção paradigmática desses professores, que veio revelar de fato, a transição paradigmática que vem acontecendo na educação, observada nas respostas dos professores pesquisados, demonstrando o paradoxo entre a abordagem tradicional e o ensino com pesquisa.
|