SILVA, Adalberto Freire da
A formação do professor de Ciências interagindo com sua prática curricular: a Química no ensino de Ciências na 5ª série do ensino fundamental
/RS, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, 2001. 93p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otavio Aloisio Maldaner).
|
Resumo |
Este estudo traz uma série de questões sobre as práticas pedagógicas e possíveis mudanças conceituais, que aconteceram a partir da interação com educadores e educandos de uma escola da rede pública municipal de Ijuí. Tem como eixo principal de análise e discussão o Ensino de Ciências e a formação e auto-formação dos professores, bem como a importância dos conceitos químicos envolvidos no currículo do ensino fundamental, especificamente na quinta série. Neste estudo, apontam-se possibilidades de tornar as aulas de Ciências mais participativas e mais significativas para a vida das pessoas. Portanto, o ensino de Ciências discutido aqui não se fecha em si mesmo, mas aponta caminhos de construção coletiva de conceitos e saberes, envolvendo todos os agentes desse processo, buscando a socialização desses saberes de maneira que todos possam internalizar conhecimentos, visando à melhoria da qualidade de vida.
|