A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

SILVESTRE, ANDREIA ANDREOLI
A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA
GOIÂNIA/GO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, UFG, 2017. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: SANDRA VALERIA LIMONTA ROSA).

Resumo Esta pesquisa se vincula à Linha de Pesquisa: Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo e tem como objeto as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de Química no Ensino Médio. Partimos do pressuposto de que a função social primordial da escola é o ensino dos conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade, sintetizados na Ciência, na Arte e na Filosofia, e que esses conhecimentos, sob a forma de conceitos científicos, têm um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano. Fundamentando-nos na teoria histórico-cultural do desenvolvimento e na teoria do ensino desenvolvimental de Vassili Vassilievitch Davidov (1982, 1987, 1988, 2003), entendemos que o ensino escolar que promove a aprendizagem e o desenvolvimento é aquele organizado de forma a instigar a formação do pensamento teórico dos estudantes. A pesquisa tem como principal objetivo identificar e analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de Química no Ensino Médio, buscando compreender os fundamentos pedagógico-didáticos desta teoria por meio da realização de um experimento didático-formativo com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Cuiabá-MT. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste na realização de um experimento didático-formativo, tomando como objeto de ensino e aprendizagem o conteúdo substâncias e materiais. O resultado concreto do experimento se deu, no decorrer do processo das ações desenvolvidas, pelas interações entre os grupos, interação da professora com os grupos e pela interação com a turma de maneira geral. A realização do experimento didáticoformativo nos permitiu acompanhar e compreender melhor como se dá o complexo processo de aprendizagem dos conceitos científicos, bem como identificar e analisar determinadas contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a organização do ensino de Química. Os alunos ao final do experimento desenvolveram a formação de um pensamento criativo que foi construído a partir do processo histórico sobre materiais e substâncias, o que denotou maior autonomia dos alunos perante a utilização desses conhecimentos em situações problemas que os mesmos não possuiam no início do experimento.
Nível EM
URL http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7959