A Formação de Professores para a Modalidade de Educação a Distancia: Por uma Criação e Autoria Coletiva

SANTOS, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos
A Formação de Professores para a Modalidade de Educação a Distancia: Por uma Criação e Autoria Coletiva
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2004. 304p. Tese de Doutorado. (Orientador: Maria Luiza Belloni).

Resumo No atual momento da história da modalidade de educação a distância (EAD) convivem dois paradigmas, o industrial e o pós-industrial. Diferentes modos para a concepção, o desenvolvimento e a implementação de ações nesta modalidade se justapõem, reivindicando a participação de muitos atores no processo educacional. Nesse contexto, os papéis a serem exercidos pelo professor se multiplicam e se complementam. Novas competências e habilidades são requeridas, sobretudo aquelas relacionadas à criação e autoria de materiais didático-pedagógicos. Neste sentido, esta tese, a partir de um eixo central de fundamentação teórica na inter-relação dos campos de Educação e Comunicação, e das pesquisas qualitativa e quantitativa, procura identificar quais são essas competências e quais as categorias que estão no cerne para o desenvolvimento das ações de formação (inicial e continuada) de professores, mais especificamente para os professores atuarem na modalidade de EAD. As pesquisas qualitativas foram realizadas em dois países (França e Brasil no período de 2001 a 2003) a partir de entrevistas com pessoas em postos-chave em instituições na área de EAD. O método de entrevista utilizado foi o "entretetien compréhensif" (conversa compreensiva) apresentado pelo sociólogo francês Jean-Claude Kaufmann. A pesquisa quantitativa foi feita, no ano de 2003, com os professores da Universidade Federal de Santa Catarina envolvidos no programa de parceria entre esta universidade e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, para a implementação do Programa de Formação Continuada a Distância de Complementação para a Licenciatura em Física, Química, Matemática e Biologia. Para a análise dos dados das pesquisas foi empregado o referencial teórico da Análise de Conteúdo. A partir do resultado dessas pesquisas e das análises teóricas efetuadas, duas noções foram evidenciadas: a de mensagem educacional e a de autoria. Neste sentido, este estudo defende que a compreensão dessas noções por parte daqueles que concebem e implementam ações de formação (tanto presencial, como a distância) é importante para que se possa promover a necessária mudança paradigmática da lógica da transmissão para a lógica da comunicação nas diferentes esferas educacionais.