A formação de professores de Química em curso de licenciatura

GASPARI, Alexandre Rodrigues
A formação de professores de Química em curso de licenciatura
/SP, Universidade de São Paulo, USP, Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), 2008. 85p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Faljoni Alario).

Resumo Esse estudo coloca em pauta a formação de professores de Química em curso de Licenciatura em uma perspectiva que aponta para a formação de professores reflexivos que atuem como investigadores na elaboração dos conhecimentos essenciais a uma prática eficiente em sala de aula. A pesquisa desenvolveu-se em três partes: análise das estruturas curriculares dos cursos de Licenciatura em Química (diurno) e Licenciatura Integrada Química/Física (noturno) dos anos de 1999 e 2007 da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); pesquisa de campo na disciplina de Prática de Ensino em Química e Estágio Supervisionado I e aplicação de questionários a licenciandos e licenciados desses cursos de Licenciatura em Química. Os resultados revelam a necessidade de uma revisão nos cursos de formação inicial de professores de Química e apontam o potencial de uma abordagem prático-reflexiva para essa formação como uma possível contribuição para as necessárias mudanças no ensino de Química em nossas escolas.