A filosofia e a história da ciência como fundamentos para a análise do ensino em Química no 2º grau

MILAGRE, Antônio Sérgio Klebanowski
A filosofia e a história da ciência como fundamentos para a análise do ensino em Química no 2º grau
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1992. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Margot Bertoluci Ott).

Resumo Propõe uma reflexão sobre implicações e possibilidades que emergem da filosofia e história da ciência, como fundamentos para a análise do ensino em Química no 2o grau, com ênfase na natureza e significado do conhecimento veiculado. O ensino do conhecimento químico mostrou-se um “produto asséptico” totalmente descontextualizado: seu conteúdo foi normalmente enunciado e afirmado aos alunos sem que se discutissem os fundamentos de sua legitimação, ou mesmo de suas limitações e vulnerabilidade; mostrou vínculos insuficientes e precários com o domínio empírico correspondente; mostrou-se também, desvinculado de suas aplicações e implicações num sentido mais amplo, decorrente de sua inserção na realidade. Além disso, o ensino dessa Ciência parece contribuir para que se introjete no aluno uma “atitude frente ao conhecimento”, caracterizada por uma acentuada passividade e submissão em relação ao professor e ao conhecimento.