SICCA, Natalina Aparecida Laguna
A experimentação no ensino de Química - 2o grau
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1990. 174p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Décio Pacheco).
|
Resumo |
Identifica como foram sendo formadas as concepções a respeito da experimentação e sua relação com a metodologia de ensino de Química, nas escolas oficiais de 2o grau, no Estado de São Paulo. Estabelece comparações entre as intenções, representadas pelas propostas oficiais e sua tradução no âmbito escolar, pelos agentes do ensino. Identifica os elementos que de alguma forma dificultaram ou dificultam a experimentação no ensino de Química, nessa escola. Para isto, analisa, nas diferentes épocas, documentos e relatórios oficiais, legislações estaduais e federais, material didático fornecido pela Secretaria da Estado de Educação de São Paulo, livros didáticos, anais de congressos, bem como entrevista alguns professores. Recupera e analisa a trajetória da experimentação no ensino de Química, nas escolas secundárias oficiais do Estado de São Paulo, destacando três períodos: a) 1930 a 1945, período introdutório da experimentação no ensino de Química; b) 1945 a 1964, caracterizado pela inculcação do método científico como processo indutivo na experimentação no ensino de Química; c) 1964 a 1984, caracterizado pela mesmice da experimentação nas propostas para o ensino de Química. Aponta para o descompasso entre as intenções dos legisladores e a prática docente, em relação à experimentação no ensino de Química na escola secundária e para a necessidade de mudanças nas condições para este ensino no Estado de São Paulo, visando sua melhoria.
|