SANTOS, Edilson Duarte dos
A experimentação no ensino de Ciências de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: tendências da pesquisa acadêmica entre 1972 e 1995
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2001. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jorge Megid Neto).
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Resumo |
Identifica algumas tendências de teses e dissertações defendidas entre 1972 e 1995 que tratam da experimentação no ensino de Ciências de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. De um conjunto de 572 teses e dissertações sobre o ensino de Ciências nos diversos níveis escolares, defendidas no Brasil até 1995, seleciona 53 trabalhos que tratam de experimentação. Deste subconjunto, identifica 12 pesquisas voltadas especificamente para o ensino de 5ª a 8ª séries do nível fundamental. Apresenta uma descrição geral destas pesquisas e suas principais tendências, tomando por referência descritores como: instituição acadêmica; ano de defesa do trabalho; área de conteúdo do currículo escolar, temas e conteúdos específicos abordados; nível e séries escolares; tipo de atividade experimental; participação do pesquisador, do professor e dos alunos nas atividades; enfoque ao método científico; principais resultados e conclusões dos trabalhos; entre outros. Desse modo, discute o significado que estas pesquisas acadêmicas atribuem à experimentação no ensino escolar de Ciências.
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