A evolução das atividades experimentais em livros didáticos em química

ARTHUR, Thalita
A evolução das atividades experimentais em livros didáticos em química
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2011. Dissertação de Mestrado. (Orientador: ).

Resumo : O objetivo do trabalho foi investigar a evolução das atividades experimentais apresentadas em livros didáticos de Química desde o Brasil colônia até o presente. Os experimentos analisados se encontram em livros da Biblioteca do Livro Didático da faculdade de educação da USP/SP e datam de 1875 a 2010. Para a análise dos experimentos, os livros foram divididos em 6 (seis) períodos: 1875 1930; 1931 1941; 1942 1960; 1961 1970; 1971-1996 (SCHNETZLER,1978) ; 1997 2010. Com exceção do primeiro período, em que o critério adotado foi o tempo de utilização do primeiro livro didático brasileiro de química, os demais se referem às épocas de vigências das principais reformas educacionais brasileiras. Quando se relaciona a abordagem experimental com a legislação vigente, nota-se coerência entre a proposta e o que se insere nos livros e também estreita relação com o momento histórico. Da análise dos experimentos foi possível observar três diferentes tipos de abordagens:, demonstrativa, empirista-indutivista e investigativa. As atividades experimentais investigativas se destacam nos livros do último período.