FREIRE, Melquesedeque da Silva
A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2010. 177p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márcia Gorette Lima da Silva).
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Resumo |
Neste trabalho é apresentada uma experiência desenvolvida durante a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A intervenção se deu em duas turmas no contexto de uma disciplina da estrutura curricular com dezenove licenciandos de química. A pesquisa traz elementos da abordagem qualitativa e fez uso da observação, de questionários, entrevistas e prova pedagógica. A experiência envolveu uma sequência de atividades fundamentadas na estratégia de ensino por Resolução de Problemas (RP) para abordar conceitos químicos. A proposta foi planejada e organizada de acordo com os pressupostos teóricos dos trabalhos desenvolvidos por autores da Didática das Ciências em RP, da experiência docente e de hipóteses iniciais da investigação. O objetivo era que os futuros professores pudessem vivenciar a estratégia e avançar para os novos significados. Os temas abordados nas atividades foram as diferenças entre os exercícios e problemas, a transformação de exercícios em problemas, as etapas de resolução de problemas e algumas implicações da estratégia de ensino para o trabalho docente. Os resultados evidenciaram que, através de um processo de reflexão coletiva, e a partir das dificuldades encontradas na prática da estratégia, os licenciandos são introduzidos em novas perspectivas de reflexão e ação da prática de ensino e de compreensão de alguns benefícios de propostas inovadoras para o ensino de química. Revela também que apesar do tema RP ser abordado, em alguns momentos durante o curso de graduação, os futuros professores sinalizaram que não sabem como e quando realizar atividades nessa perspectiva. Dos aspectos que emergiram na investigação destacamos as dificuldades nas etapas de resolução de problemas, a utilização da estratégia no contexto escolar e os conhecimentos e habilidades do professor para planejar atividades em RP.
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