JORDÃO, Marcelo Pereira
A estranha química dos filmes e comerciais de televisão
/SP, Universidade de São Paulo, USP, Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), 2006. 83p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo).
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Resumo |
Este é um estudo exploratório que compara as idéias apresentadas pelos alunos, sobre os conceitos químicos de combustão e de acidez, com a forma que alguns filmes e comerciais de televisão lidam com esses conceitos. Nosso objetivo foi identificar possíveis fontes socioculturais que podem influenciar a formação das idéias dos estudantes, tomando-as como artefatos culturais. Decidimos, então, analisar alguns filmes e os comerciais de televisão que veiculam mensagens parecidas com as idéias de estudantes descritas em artigos da literatura internacional especializada em ensino de ciências.. As idéias dos alunos sobre diversos conceitos químicos muitas vezes diferem dos modelos explicativos da ciência sobre os fenômenos químicos. Podemos aqui destacar os modelos explicativos para a combustão e para as características físico-químicas de um ácido. Analisando-se uma seleção de comerciais e filmes de televisão, notou-se que alguns deles lidavam com o fenômeno da combustão e também caracterizavam um ácido de modo semelhante às idéias dos alunos, embora obviamente nenhum dos filmes ou comerciais selecionados tivesse intenções didáticas na apresentação conceitual da química. Os resultados trazem importantes dados para a discussão das influências socioculturais nas idéias dos estudantes. Algumas idéias dos estudantes (tratadas na literatura especializadas como “misconceptions”, “alternative frameworks”, etc) são entendidas em muitos estudos como construções individuais originais, mas podem ser o resultado de contato com artefatos culturais veiculados pela TV do mundo inteiro.
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