NUNES, BRUNA ROMAN
A EDUCAÇÃO QUÍMICA COM ENFOQUE CTS COMO FENÔMENO NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: CIRCULAÇÃO DE VOZES EM RODAS DE CONVERSA
Rio Grande do Sul/RS, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 2017. 0p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: MARIA DO CARMO GALIAZZI).
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Resumo |
Este estudo apresenta uma pesquisa realizada acerca da formação acadêmico-profissional de professores do ensino de Química no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Por meio de encontros em Rodas de Conversa, busco compreender, enquanto fenômeno, o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) através de atividades como escritas e tomadas de decisão problematizadas por uma situação-problema. Para tal, a pesquisa envolveu quatro encontros abrangendo seis supervisores de escolas públicas, 30 bolsistas PIBID e dois coordenadores do projeto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Bagé. Como caminho de compreender o que é isso que se tem discutido nas produções científicas, foi realizado um estudo junto aos quatro eventos do Seminário Ibero-Americano CTS, para conhecer os direcionamentos focalizados nos espaços de formação dos professores balizados pelo enfoque CTS. As pesquisas teóricas que fundamentaram a prática e as percepções sobre o que é isso que se mostra deste fenômeno também me ajudaram a compreender e produzir argumentos sobre o que busco neste estudo. Aposto na formação dos professores em Rodas de Conversa devido ao fato da horizontalidade nas relações de poder, a possibilidade da escuta, da fala, da reflexão, do diálogo baseados nas experiências e conhecimentos de cada indivíduo, assim como as trocas estabelecidas para a construção dos conhecimentos. Dessa forma, os encontros foram pensados com o intuito de superar o ensino tradicional caracterizado pela transmissão focalizando ações metodológicas como discussões em Roda, a produção de argumentos por meio de uma situação-problema com a temática sobre alcoolemia vs direção, no qual sucitou aos participantes a tomada de decisão, escritas reflexivas, assim como outras atividades. As informações obtidas nos encontros por meio de gravações em vídeo e áudio no plebiscito e as escritas reflexivas sobre artigos e frases foram analisados mediante a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007), e organizados por meio do auxílio da ferramenta computacional Atlas.ti. Com isso, a compreensão dos processos da pesquisa ocorreram em movimentos recursivos. Nesses movimentos, foi possível compreender através dos discursos dos professores em formação que a Educação Química com o enfoque CTS fortalece a formação dos educadores e educandos para a vida, a sinalização de novos encaminhamentos da Educação Química a partir do enfoque CTS e também, um limite epistemológico por parte da grande maioria dos professores em formação sobre a Educação Química com enfoque CTS. Esses resultados me levaram a compreender que espaços de formação construídos com quatro encontros, como os dessa pesquisa, não são suficientes para fortalecer a formação desses professores balizados pelo enfoque CTS. Portanto, torna-se necessário que estas formações ocorram permanentemente englobando o enfoque CTS na dimensão curricular dos espaços educacionais.
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