.A Educação não formal no Estado de Sergipe: concepções e ações dos profissionais dos cursos de licenciatura em química

DANTAS, Paula Fernanda de Carvalho
.A Educação não formal no Estado de Sergipe: concepções e ações dos profissionais dos cursos de licenciatura em química
São Cristovão/SE, Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2014. 170p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Juvenal Carolino Silva Filho).

Resumo O presente trabalho teve como objetivo conhecer as concepções sobre o campo da Educação Não Formal dos profissionais atuantes nos cursos de Licenciatura em Química das Instituições de Ensino Superior do Estado de Sergipe e mapear as ações que são desenvolvidas por esses profissionais. Para a obtenção das informações, foi utilizada a técnica da entrevista. Os resultados mostraram que os profissionais envolvidos nos cursos de Licenciatura em Química ainda são carentes de um embasamento teórico sobre a Educação Não Formal para que realmente possam inferir sobre as atividades deste tipo de educação. Os representantes das instituições de ensino, professores, coordenadores e diretores relatam que as ações não formais não são em grande volume devido à falta de valorização das atividades de extensão, pela instituição de ensino que é o local onde se encontra atualmente a maior parte das ações não formais. A falta de financiamento pelas agências de fomento estadual e nacional e consequentemente o número reduzido de profissionais para a divulgação das atividades de Educação Não Formal são alguns dos fatores que também inibem este tipo de ação pelos profissionais de Química. Apesar de todas as dificuldades relatadas, verifica-se que há um número expressivo de projetos das Universidades e Faculdades no estado de Sergipe que foram classificados como ações de Educação Não Formal e estão contribuindo para o ensino de ciências, em especial o Ensino de Química. É importante que haja uma valorização da Educação Não Formal no Ensino de Ciências, o que irá com certeza, contribuir para a divulgação e aquisição do conhecimento das ciências, e é de suma importância que tal fato perpasse pela inserção nos currículos dos cursos de licenciatura em ciências, de temas relacionados à Educação Não Formal.