A educação em química pela pesquisa: um caminho para a autonomia

COSTA, Denise Kriedte da
A educação em química pela pesquisa: um caminho para a autonomia
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Educação em Ciências e Matemática, 2004. 156p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maurivan Güntzel Ramos).

Resumo Este trabalho de pesquisa objetiva estudar o desenvolvimento da autonomia em estudantes do ensino médio. Após desenvolver uma Unidade de Aprendizagem em Química com os alunos do Ensino Médio de uma Escola particular, por meio da análise de depoimentos, de ocorrências de sala de aula e da produção escrita, pretende-se compreender como se dá o desenvolvimento da autonomia em processos de educar pela pesquisa. O trabalho inicia com um breve relato sobre as origens da pesquisa, sua relação com a própria história da autora, justificando as razões da escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que orientam o trabalho. Para o desenvolvimento desta pesquisa estruturam-se alguns caminhos teóricos norteadores que envolveram a reflexão sobre o educar pela pesquisa, as Unidades de Aprendizagem e o desenvolvimento e construção da autonomia pelos alunos. A Unidade de Aprendizagem foi construída levando-se em consideração as idéias prévias dos estudantes, que foram categorizadas e analisadas, possibilitando a estruturação de atividades. Nessa construção foi possível identificar alguns indicadores de autonomia: os desafios, a afetividade e a motivação; a experimentação e a interdisciplinaridade; a organização, a responsabilidade e o desenvolvimento da consciência crítica e a produção escrita e a argumentação que foram analisados e discutidos ao longo da proposta. Os achados fazem crer na possibilidade de desenvolver e construir a autonomia no ambiente escolar. Com isso, pretende-se compreender de que forma podemos contribuir para a formação de sujeitos mais autônomos e mais capazes.