A disciplina química orgânica no curso de farmácia: proposta de objetivos de ensino

REED, Elaine
A disciplina química orgânica no curso de farmácia: proposta de objetivos de ensino
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 1993. 197p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roberto Ribeiro da Silva).

Resumo A falta de vinculação do conteúdo apresentado aos alunos com a prática profissional constitui-se num indicador de problema de ensino na disciplina química orgânica, no curso de farmácia. Este indicador, aliado a outros motivou o empreendimento do presente trabalho com o objetivo de se propor uma sequência para a aprendizagem, levando em conta a pratica profissional. O procedimento utilizado para coleta de dados envolveu a aplicação de questionários e entrevistas a farmacêuticos de diversas áreas de atuação profissional, bem como a análise de livros textos de bioquímica, química farmacêutica e química orgânica. A analise dos dados referida disciplina. Buscou-se relacionar os objetivos com situações de desempenho profissional, nas quais o individuo deve realizar a tarefa com autonomia. As contribuições do trabalho estão relacionadas a possibilidades de questionamentos referentes ao papel do ensino farmacêutico na formação deste profissional e a contribuição que um curso de química orgânica mais voltado as reais necessidades da categoria e da sociedade seja capaz de oferecer. Permite reavivar a questão concernente objetivo de ensino a partir de um novo enfoque.