A contribuição do ambiente de laboratório integrado às atividades experimentais como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem de química orgânica.

CUNHA, Josias Lemos da
A contribuição do ambiente de laboratório integrado às atividades experimentais como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem de química orgânica.
Canoas/RS, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2009. 92p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eloisa Farias).

Resumo Este estudo propõe uma situação de ensino e aprendizagem, em Química Orgânica, que imbrique os conhecimentos teóricos de sala de aula a atividades práticas e experimentais no ambiente de laboratório. A pesquisa foi realizada com alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, de Sapucaia do Sul/RS. Esta se justifica por ser considerada como estratégia que possibilita o tratamento de situações do cotidiano escolar. Na metodologia, o estudo apresenta uma abordagem qualiquantitativa que pode ser caracterizada como um estudo de caso, pois procura investigar as características dos eventos vivenciados. Entre os instrumentos para compor a coleta de dados, utilizaram-se: observações, entrevistas individuais para caracterizar o perfil do grupo e levantar dados sobre conhecimentos prévios. Pode-se perceber, na investigação, que as atividades geraram uma maior participação e motivação do aluno, oportunizando a construção do próprio conhecimento, de forma mais ativa, crítica, de modo a poder relacionar cada conhecimento adquirido, com a aplicabilidade do cotidiano. O uso do ambiente de laboratório integrado às atividades práticas e experimentais contribuiu para a aprendizagem no ensino de Química Orgânica no sentido de “puxar” o aluno para a aula, prender a sua atenção. A partir da análise exploratória de conteúdo da pesquisa realizada, pode-se perceber que, mais do que nunca, deve-se promover mediações significativas entre os alunos e o conhecimento, desenvolvidos em um ambiente em que a relação professor-aluno, necessária à atividade educativa, possam juntos aprender, ensinar e transpor barreiras, que contribuirão para alcançar maior eficiência.