A contribuição de uma situação-problema na construção dos conceitos de misturas e substâncias

LACERDA, Cristiana de Castro
A contribuição de uma situação-problema na construção dos conceitos de misturas e substâncias
Recife/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2008. 134p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Angela Fernandes Campos, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Júnior).

Resumo Este estudo procurou investigar a contribuição de uma situação-problema para a formação dos conceitos de misturas e substâncias junto a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública do Estado de Pernambuco, localizada na cidade de Recife. A situação-problema elaborada foi baseada nas orientações de Meirieu (1998) e teve como temática agricultura, com ênfase em fertilidade do solo, a fim de discutir a relação da química com a agricultura. O tema foi escolhido por fazer parte do contexto dos alunos. Nesta atividade foram utilizados alguns instrumentos didáticos como: texto, estruturas químicas com miçangas e um jogo de palavras-cruzadas, que, também foram analisados neste trabalho em relação às suas contribuições para a resolução da situação-problema e para a motivação dos alunos ao estudo dos conceitos químicos. O processo de resolução da situaçãoproblema auxiliado pelos instrumentos didáticos, contribuiu para que os alunos compreendessem os conceitos de misturas e substâncias, nos seus aspectos microscópicos e macroscópicos, fazendo inter-relações entre os conhecimentos científicos e os cotidianos, favorecendo a importância de estudo contextualizado para vida do aluno. Além disso, os alunos sentiram-se mais motivados e interessados na aprendizagem.