MOREIRA, Luciane Leite Rolim
A contribuição da prática de ensino de Química sob a forma de estágio supervisionado na atuação docente dos licenciados em Ciências - habilitados em Química
João Pessoa/PB, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2002. 218p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wojciech Kuleza).
|
Resumo |
Adotando a reflexão sobre a própria prática docente, como possibilidade de caracterizar a sua epistemologia, busca-se, neste estudo, analisar a contribuição da prática de ensino de Química, sob a forma de estágio supervisionado, aos licenciados em Ciências - habilitados em Química pelo Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal da Paraíba, no que diz respeito a sua atuação docente no ensino médio. Este trabalho circunscreve-se ao âmbito das pesquisas sobre a formação inicial de professores e ensino de Química. O material foi coletado através da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. A técnica de análise de conteúdo conduziu a análise das informações num enfoque qualitativo e quantitativo. Os resultados indicam que a contribuição do componente curricular investigado, produziu atitudes positivas. Também constatou-se, como evidência mais significativa, a postura da prática de ensino, sob a forma de estágio supervisionado, em direcionar o processo do ensino e da aprendizagem do conteúdo curricular Química para a construção da cidadania. Acredita-se que esta concepção educativa possibilite uma leitura mais aprimorada do mundo, voltada para os legítimos interesses e necessidades dos alunos do ensino médio.
|