A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANALISE DE LIVROS DIDÁTICOS ACIDO-BASE E DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELOS DOCENTES DIANTE DA TEMÁTICA

ROCHA, Hoziam Hudson Xavier
A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANALISE DE LIVROS DIDÁTICOS ACIDO-BASE E DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELOS DOCENTES DIANTE DA TEMÁTICA
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Robson Fernandes de Farias).

Resumo Os conteúdos de química ministrados no ensino médio, ainda hoje, têm sido trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada em sala de aula e pelos livros didáticos. Mesmo sabendo que a contextualização e a interdisciplinaridade exercem uma importante função no contexto de ensino aprendizagem de Química. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância destas bases metodológicas para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre a temática Contextualização e Interdisciplinaridade no Ensino de Química foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica de livros didáticos de química, que teve como foco na análise desses livros o assunto ácido e base, sendo um tema que se trabalha nas três séries do ensino médio. O presente trabalho também desenvolveu em sua pesquisa questionários aplicativo que foram realizados para analisar até que ponto os professores de química do ensino médio estão trabalhando a contextualização e a interdisciplinaridade em suas práticas de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos nessas pesquisas mostram que um ensino contextualizado e interdisciplinar contribui para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos, de forma dinâmica e interativa no ensino de química, mas que ainda encontram-se várias barreiras para se realizar essa prática de ensino-aprendizagem.