A Construção do conhecimento químico por estratégias de resolução de problemas. Universidade Luterana do Brasil

GOI, Mara Elisângela Jappe
A Construção do conhecimento químico por estratégias de resolução de problemas. Universidade Luterana do Brasil
/, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Ensino de Ciências e Matemática, 2004. 151p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: SANTOS, Flavia Maria Teixeira dos Santos).

Resumo Neste texto desenvolvemos uma abordagem que envolve aspectos das interações entre professores, alunos e a pesquisadora, em sala de aula e laboratório, com o objetivo de trazer contribuições significativas para o Ensino e a Aprendizagem da Química. Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica que permite uma razoável compreensão sobre as diferentes correntes e pontos de vista relacionados à Resolução de Problemas, ao conteúdo de Ácido-Base e ao Ensino experimental. Esta pesquisa foi implementada em três escolas da grande Porto Alegre-RS e abrangeu 5 turmas da 1ª série do Ensino Médio, nos meses de maio a novembro de 2003. Os dados obtidos ? por meio das filmagens das aulas, questionários e relatórios escritos ? e as análises realizadas indicaram que várias deficiências tornam o ensino experimental tradicional pouco eficiente e que a Resolução de Problemas pode contribuir para a estruturação das atividades práticas. Essas atividades potencializam a interatividade dos estudantes, colocando em prática habilidades cognitivas (estruturação dos problemas, construção de estratégias para solucionar as problemáticas, extrapolação das situações, etc.), metacognitivas e sociais (trabalho em grupo, enculturação científica, etc.).