A construção do conhecimento em química – no ensino médio – segundo a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

STANGE, Simone Moraes
A construção do conhecimento em química – no ensino médio – segundo a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
SÃO CARLOS/SP, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, UFSCar, 2017. 174p. Tese de Doutorado. (Orientador: Carlos Roberto Massao Hayashi).

Resumo Esta tese teve como principal objetivo desenvolver uma metodologia de ensino, enquanto instrumento para a construção do conhecimento em química, no ensino médio, segundo a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no entorno da Educação CTS, tendo como perspectiva a análise das notícias de A Voz do Brasil – programa de rádio online -, por meio do estudo das ocorrências e aplicações da química orgânica, envolvendo 40 alunos da 3ª série do ensino médio da Escola de Educação Básica "Barão de Antonina", na cidade de Mafra, estado de Santa Catarina. A pesquisa foi de ordem qualitativa de natureza interpretativa sobre documentos de caráter sonoro e descritivo (programa de rádio online), com uso do método de Observação Participante – em processo contínuo, centralizado nas anotações em diário de campo e produções escritas dos alunos.De acordo com Cervo e Bervian (2002), a pesquisa qualitativa - observa, registra, analisa e relaciona fatos ou fenômenos - sem, contudo, manipulá-los, procurando-se descobrir, com precisão, a frequência com que um fenômeno ocorre. Sendo assim, os alunos organizaram-se em equipes, as quais foram orientados a acessar os registros sonoros e descritivos do programa de rádio online A Voz do Brasil e, a partir das análises das notícias, criaram categorias de análise de conteúdo e elaboraram mapas conceituais. Este trabalho demonstrou a progressão das percepções dos alunos, de forma consciente, quanto à aprendizagem da disciplina de química, nos segmentos da química orgânica, tornando-a significativa, oportunizando ao educando estar conectado às realidades extraclasse vivenciadas no cotidiano e proporcionando-o a participação efetiva no processo ensino-aprendizagem. Os participantes se tornaram agentes ativos, o que contribuiu para a aquisição dos conceitos e a partir disso, o estudo passou de meros momentos estanques a conhecimento para a vida. Contribuindo, dessa forma, para a formação de uma sociedade consciente, cuja forma de estudo tem proporcionado ao educando conhecimento progressivo, eficaz e agradável. Logo, a constante busca do educador comprometido levou ao aprimoramento das práticas docentes para o ensino de química, sendo possível potencializar que a abordagem CTS no entorno da Educação CTS, viabiliza contribuições para resoluções dos desafios diários que permeiam a trajetória do século XXI.
Nível EM
URL https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9838