A construção de um grupo colaborativo de professores de química como espaço de formação continuada: desafios e percalços e conquistas

MOURA, Smenia Aparecida da Silva
A construção de um grupo colaborativo de professores de química como espaço de formação continuada: desafios e percalços e conquistas
Campo Grande/MS, Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, 2010. 127p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Leny Rodrigues Martins Teixeira).

Resumo O presente trabalho inserido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente relata o processo de construção de um grupo colaborativo composto por cinco professores de Química do Ensino Médio de diferentes escolas de Campo Grande. O grupo, formado por professores, ex-alunos do mesmo curso de licenciatura, foi reunido com base em uma proposta de trabalho colaborativo. O objetivo geral foi o de analisar a possibilidade de desenvolvimento de um trabalho colaborativo como espaço de formação continuada de professores, que promovesse reflexão e estudos, tendo em vista o aumento do nível de conhecimentos desse grupo e, como conseqüência, reelaboração de sua prática. Para tanto, os objetivos específicos foram: a) promover encontros e discussões entre os professores, embasados na dinâmica coletiva de troca de experiências; b) discutir os fundamentos da prática de ensino de Química; c) desenvolver, aplicar e avaliar coletivamente metodologia de ensino em Química que pudesse atender às solicitações impostas pelo próprio grupo. Para que os objetivos fossem atendidos, o grupo passou a se reunir, desenvolvendo os encontros com base na troca de experiências, na leitura de textos relacionados ao ensino de Química e às concepções de ciência, em trabalho realizado com alunos. . Foram 13 encontros, pautados em um exercício reflexivo direcionado ao ensino de Química e à formação dos professores, dos quais alguns foram gravados em áudio e posteriormente transcritos e outros foram registrados na forma de produção de resumo elaborado coletivamente no final do encontro. No encerramento das reuniões os professores foram entrevistados com o objetivo de avaliar a experiência vivenciada. A análise dos registros das reuniões e das entrevistas revelou as concepções e dilemas dos professores no exercício da sua tarefa de ensinar e a importância de existência de um espaço, no qual pudessem, coletivamente pensar sobre a sua prática e discutir propostas visando transformá-la. Muito embora a constituição de um grupo colaborativo não tenha sido consolidada completamente por vários fatores, podemos dizer que o grupo contribuiu para a compreensão do trabalho docente desses professores e para sua emancipação profissional, na medida em que o olhar do professor pode se dirigir para suas próprias ações. Neste sentido, conforme avaliado pelos próprios participantes, o grupo foi uma experiência válida de formação continuada.