A construção de um ensino ativo de Química a partir das concepções de professores de educação fundamental

KRUGER, Verno
A construção de um ensino ativo de Química a partir das concepções de professores de educação fundamental
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1994. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Terezinha Maria Vargas Flores).

Resumo No referencial teórico derivado das idéias de Jean Piaget, a aprendizagem escolar é um dos fatores para o desenvolvimento do ser humano. O professor, como um dos participantes do processo, deve proporcionar um ensino e aprendizagem ativos, o que caracteriza a pedagogia da interação (sujeito-objeto/ professor-aluno). Com vistas a estes processos interativos, a opção metodológica assume a forma qualitativa de análise de conteúdos aplicada aos dados, obtidos a partir de entrevistas orais e escritas com professores de Química do ensino médio, além de manifestações de alunos como forma de ilustrar a relação entre as manifestações dos entrevistados e a problemática do ensino de Química. A análise dos dados permite definir um quadro atual do ensino de Química; mostrou a necessidade de partir das concepções destes professores a respeito da construção do conhecimento científico para possibilitar modificações no ensino de química, pois estas se apresentam como condicionantes de sua ação pedagógica. Isto exige propor uma metodologia para oportunizar aos professores reflexões e discussões sobre sua prática e a construção cooperativa dos conhecimentos necessários para a metodologia ativa nas suas interações com o aluno, além de vinculá-la à realidade dos sujeitos da aprendizagem.