A concepção e a prática avaliativa dos professores de química da rede pública estadual em Goiânia

FARIAS, Maria de Fátima
A concepção e a prática avaliativa dos professores de química da rede pública estadual em Goiânia
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, Química, 2004. 108p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wilson Botter Júnior).

Resumo Este estudo tem como principal objetivo investigar a prática avaliativa dos professores de Química licenciados em Química, do quadro efetivo, das escolas da rede pública estadual de ensino médio na cidade de Goiânia, bem como, a relação entre a avaliação e o processo de ensino e aprendizagem.A pesquisa foi realizada nas escolas da rede pública estadual da cidade de Goiânia. Em fevereiro de 2003 havia 21 professores de Química licenciados em Química no quadro efetivo da Secretaria Estadual de Educação, dos 208, professores de Química do ensino médio. Estes 21 professores foram tomados como o universo da pesquisa. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar a concepção e a prática avaliada desse grupo de professores, bem como, analisar os reflexos dessa prática no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho de pesquisa foi realizado baseado em uma abordagem qualitativa, onde se pretendia retratar a realidade de um grupo específico (os professores de Química do ensino médio da rede pública estadual de Goiânia) de forma complexa e profunda. A pesquisa de campo foi realizada através da análise documental, de entrevistas e da observação das aulas dos professores. O resultados obtidos indicam que os professores, apesar de estarem preocupados com a questão da contextualização, não conseguem aplicar na prática esta intenção, praticam um ensino transmissivo, baseado na transmissão/recepção, tendo como principal recurso o livro didático de ensino médio. A fundamentação teórica que embasa o trabalho desses professores, é a pedagogia tradicional. Para esses professores, a avaliação é a própria prova, não fazem, assim, distinção entre avaliação e instrumento de avaliação. Nesse contexto, avaliação é praticada no sentido da medida e da verificação, de forma desvinculada do processo educativo.