SILVA, Clauton Moreira da
A Comunidade De Blogs Myopera Como Ambiente Virtual De Aprendizagem Para Ensinar Química No Ensino Médio: Um Estudo De Caso
Ceará/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gisele Simone Lopes).
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Resumo |
O presente trabalho tem o objetivo de avaliar os processos de produção e aplicação de ambientes virtuais de aprendizagem da comunidade de blogs MyOpera no ensino de Química para alunos do Ensino Médio, bem como discutir seus resultados. O problema desta pesquisa salienta a figura do professor, sua interação com a cibercultura e sua metodologia de ensino, e apresenta-se da seguinte forma: de que maneira professores de Química podem utilizar a comunidade de blogs MyOpera como ambiente virtual de aprendizagem para ensinar Química no Ensino Médio? O ensino de Química nestes ambientes virtuais foi o foco desta pesquisa. Neste contexto, foi analisado o comportamento da escola nestes tempos pós-modernos, sob a ótica de Giroux, e como os professores de Ciências e, particularmente os de Química, ainda não conseguiram se desvencilhar do ensino baseado no senso comum tradicional indutivo-positivista conforme Maldaner, Carvalho e Gil-Perez sugerem. Foi estudada, ainda, a cultura digital que apareceu com o computador e que se tornou a “mídia das mídias” nos textos de Santaella e Lèvy. Discutimos também como as novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) podem ser utilizadas na sala de aula, dentro do padrão construcionista abordado na leitura de Valente. Baseando-se em Prado e Valente, discutiu-se como se dá a participação do professor no construcionismo. Na pesquisa de campo, o estudo levou em consideração o conceito de design de interação de Preece et al., definindo blogosfera à luz de Recuero, Barbosa e Granado e Lara, e também o conceito de ambiente virtual de aprendizagem, na leitura de Santos e Okada, justificando a construção de ambientes virtuais de aprendizagem na comunidade de blogs MyOpera. A pesquisa de campo levantou dados através de questionários e entrevistas aplicados a dois professores responsáveis pelo ensino de Química em um colégio militar situado em Fortaleza, e a um grupo de 24 alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Médio desta instituição. As entrevistas foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin e, ao final, aproximaram-nos do objetivo de analisar qual a influência de um ambiente virtual de aprendizagem produzido em uma blogosfera, sobre professores no ensino da Química.
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