PARENTE, Letícia Tarquínio de Souza
A ciência Química - ensino e pesquisa na universidade brasileira
Rio de Janeiro/RJ, Fundação Getulio Vargas, FGV, 1985. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Zilah Xavier de Almeida).
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Resumo |
Procede a uma caracterização crítica da prática do ensino e da pesquisa em Química na universidade brasileira, a partir dos conceitos de base extraídos da obra de Gaston Bachelard. Analisa o discurso da lei que criou a associação indissolúvel entre o ensino e a pesquisa na pessoa do professor universitário, conferindo-lhe um caráter obrigatório. Comenta o texto da Lei nº 5.540 de 28 de novembro de 1968 e o relatório do grupo de trabalho que a elaborou. Propõe uma interpretação da epistemologia de Gaston Bachelard, fundada na exploração de alguns conceitos pertinentes aos problemas visados. Apresenta propostas de atuação que passam por uma etapa obrigatória de pesquisa, preferencialmente de cunho interdisciplinar, abrangendo a colaboração, quando possível, do epistemólogo, do psicólogo, do pedagogo, do professor e pesquisador químico. A parte final do estudo é desdobrada em três itens: o primeiro, repõe a fundamentação do ensino e da pesquisa em bases epistemológicas; o segundo, visa a atuação do sentido de se alcançar a socialização mais efetiva e ampla da Química, com a análise de suas conseqüências; o terceiro, trata da localização, caracterização e avaliação da cidade dos cientistas químicos. A validade das idéias de Bachelard permite a colocação de propostas de pesquisas pedagógicas e epistemológicas, que possivelmente abrirão novos caminhos de encontro e enriquecimento mútuo entre o ensino e a pesquisa no campo de Química.
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