A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica

RICHETTI, Graziela Piccoli
A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2008. 190p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jose de Pinho Alves Filho).

Resumo A presente pesquisa pretende apontar a importância da automedicação no Ensino de Química, como tema contextualizador dos conteúdos disciplinares, para alfabetizar científica e tecnologicamente os alunos do Ensino Médio. Buscamos auxílio nas pesquisas em Saúde Pública, que revelaram dados significativos, que podem ser aproveitados sob um enfoque educacional. Na mesma direção, os documentos curriculares brasileiros são favoráveis à abordagem da automedicação na educação básica, em particular no Ensino Fundamental. Dada a importância do tema, buscamos um suporte teórico e metodológico para a contextualização no Ensino de Química por meio da abordagem de temas sociais. A perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) propõe que os conhecimentos científicos sejam trabalhados através de metodologias interdisciplinares, como as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIRs). Para investigar se os temas sociais fazem parte das aulas de Química, em particular a automedicação, foram consultados professores de Química do Ensino Médio. Como forma de verificar o interesse dos alunos sobre o tema, um questionário foi aplicado para estudantes do Ensino Médio. As informações obtidas conduziram à proposição de três IIR em torno da noção de automedicação. Nessa perspectiva, queremos mostrar que a automedicação é um tema que pode ser trabalhado com um enfoque educacional para o desenvolvimento de atributos fundamentais à formação da cidadania.