A articulação do conhecimento Químico com a problemática ambiental na formação inicial de professores

LEAL, Adriana Lopes
A articulação do conhecimento Químico com a problemática ambiental na formação inicial de professores
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Centro de Ciências da Educação, 2002. 140p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto Marques).

Resumo O presente trabalho traz um estudo sobre as relações da Química com os problemas ambientais, e como tais questões são tratadas nos cursos de formação inicial de professores de Química. Com o objetivo de identificar e analisar ementas, conteúdos, temas, objetivos e bibliografia, segundo o enfoque químico dado aos problemas ambientais, desenvolveu-se uma pesquisa documental nos programas oficiais e planos de ensino de diferentes disciplinas de Química, nos currículos dos cursos de Licenciatura em Química das Universidades Federais do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Santa Maria e da Universidade de Ijuí/RS. As relações procuradas foram analizadas tomando como parâmetro os princípios básicos da Química para o Ambiente, do programa Green Chemistry (EPA, USA). Tais princípios são orientadores de novos processos químicos em sua fonte (nível de bancada e industriais), definindo sísteses e produtos que tragam menos riscos à natureza e ao homem. Assume-se aqui, que a difusão dessa concepção de Ciência Química e os conhecimentos dela derivados, possibilitariam ir além dos temas e conteúdos escolares trabalhados pela área da Química Ambiental, caracterizada como Química do Meio Ambiente: restrita a conhecer e identificar os processos químicos deste. Na análise e interpretação dos dados obtidos, foram tomados ainda como referência, outros aspectos desenvolvidos por diversos autores: a crise ambiental; o desenvolvimento científico-tecnológico e a industrialização química; a formação de professores; o papel da escola e do currículo. Os dados indicam, que apesar das disciplinas dos cursos de Licenciatura analisados oferecerem uma sólida base conceitual, ainda apresentam-se distantes da pespectiva de um ensino voltado à Química para o Ambiente.